Para ouvir a versão em áudio, clique AQUI

Oi, pessoal! Cerca de um ano atrás o bsb passou de um hobby para um projeto com uma missão: acelerar o desenvolvimento do Brasil através de conteúdo de alta qualidade sobre Tecnologia. Desde então, toda semana escrevo sobre empresas, conceitos e investimentos ligados a este tema.

Nesse período a newsletter foi de 4 mil assinantes para mais de 23 mil atualmente. Dentre estes estão centenas de “Decision Makers” de algumas das principais empresas do Brasil. Tem sido uma ótima experiência.

Dado que a maioria dos leitores entrou no bsb nos últimos meses, essa semana vamos revisitar os melhores artigos da newsletter.

Qual o critério? Bom, eu triangulei o número de compartilhamentos de cada artigo, ponderado pelo número de comentários, multiplicado pela quantidade de vezes em que meu pai disse “Filho, o artigo dessa semana ficou bom” . Em geral esse último número varia de 2 a 7 vezes por artigo. =)

Foi assim que chegamos aos 10 melhores artigos, colocados aqui sem ordem específica: SpaceX, Amigos da Poli, Sequoia, TSMC, Tencent, Ethereum, Epic Games, Alibaba, OpenAI e Nvidia.

Se você tem algum amigo que acredita que possa se interessar pela newsletter, esse aqui é “o artigo” para você compartilhar. No final do texto, estão temas de artigos futuros e próximas iniciativas do bsb.

Entendendo a SpaceX

Quando morava em NY, fui diretor do Capricorn, um fundo que investiu na SpaceX. Depois que voltei ao Brasil, eu e um colega de Stanford fizemos um pequeno veículo para investir na companhia. Foi dessa posição privilegiada que me senti na obrigação de compartilhar mais sobre a empresa de Elon Musk.

A verdade é que a SpaceX foi a empresa certa, no momento certo. Com seu foco em inovação e eficiência, conseguiu disruptar o modelo de cost-plus utilizado por empresas como Boeing. No entanto, isso só foi possível pois a própria NASA estava revendo suas políticas de suprimentos. A SpaceX hoje possui o negócio de lançamento de foguetes e o Starlink, uma grande aposta futura. Com Propriedade Intelectual única, Escala, Verticalização, Talento e Elon Musk, a SpaceX é uma das empresas de futuro mais promissor para as próximas décadas.

Você pode ler o artigo clicando aqui

10 Anos de Amigos da Poli

Só quem passou pelo processo de construir algo do zero sabe o quão difícil realmente é. Ambiente hostil, rivais, dúvidas e estresse fazem parte da jornada. Aqui nesse artigo abri o coração e contei pela primeira vez, em detalhes, a história de criação do primeiro e maior fundo de Endowment de uma Universidade brasileira. No caso do Amigos da Poli, a beneficiária é a Escola Politécnica da USP.

Eu e um grupo de grandes amigos fomos os fundadores desta organização, que hoje conta com mais de R$40m em patrimônio e milhões em doações. Uma história que mostra que sim, dá para criar projetos inovadores de alto impacto no Brasil. O ingrediente inicial é ter “gente boa” comprometida em colocar o negócio de pé.

Você pode ler o artigo clicando aqui

Sequoia Capital & O Vale do Silício

Alguns leitores já perceberam que às vezes escrevo dois artigos de assuntos semelhantes, lançados em sequência. O motivo é que o tema é tão fascinante que no meio do processo, um artigo se torna dois.

É o que aconteceu com as histórias da lendária Sequoia Capital e do Vale do Silício.

No primeiro cobri o nascimento de um dos primeiros e provavelmente o melhor fundo de tecnologia da história, responsável por empresas cujo valor combinado excede $5tri.

Já o Vale do Silício é o lugar de maior impacto da segunda metade do século XX e das primeiras décadas do século XXI.

Leituras obrigatórias para quem quer empreender, trabalhar ou investir em empresas de tecnologia!

Você pode ler os artigos clicando aqui e aqui

TSMC: a empresa mais importante que você não conhece

O Escudo de Silício foi tema de um dos artigos mais populares do bsb. Eu o considero quase como o artigo 0 da série sobre Inteligência Artificial, pois a TSMC é quem de fato fabrica os chips nas quais os softwares da OpenAI e Bard rodam.

A TSMC é fundamental para a economia, o desenvolvimento tecnológico e a estabilidade geopolítica global. Semicondutor é a coisa mais difícil de se produzir no mundo. A indústria é composta por poucas empresas com profundo expertise, atuando de forma simbiótica. Morris Chang é a prova do poder do indivíduo. Não importa quantos grupos de trabalho existam, no fim das contas uma pessoa pode fazer toda a diferença. O modelo de foundry-only da TSMC desencadeou inovação no setor de semicondutores.

Quer entender mais sobre o conflito tecnológico de China e EUA? É preciso saber o que é a TSMC.

Você pode ler o artigo clicando aqui

Tencent e WeChat

Mais um da categoria “um artigo que viraram dois”, a Tencent e seu Super App WeChat se tornaram uma referência para empresas do mundo inteiro. É a minha empresa favorita por sua habilidade de criar muito valor para bilhões de pessoas e capturar valor de forma discreta, mas poderosa, em um negócio com múltiplas barreiras de entrada. Peça fundamental da infraestrutura da Internet e Economia Digital. Pensando bem…daqui a pouco é hora de escrever mais sobre a Tencent.

Você pode ler os artigos clicando aqui e aqui

Ethereum, o Guia Definitivo

O primeiro ciclo do bsb, em que os artigos eram quinzenais e feitos por hobby, tiveram grande foco em crypto. Sou fascinado pela tecnologia blockchain, no entanto senti que a missão do bsb é melhor cumprida expandindo o foco.

O Ethereum é uma blockchain descentralizada, de código aberto (open source), que possui seu próprio crypto ativo, chamado de Ether, ou ETH. O Ethereum funciona como uma plataforma para diversos outros crypto ativos e também para rodar contratos inteligentes (“smart contracts”).

Em breve retomarei o tema de crypto, mas por enquanto deixo vocês com este que foi o artigo mais popular sobre o tema.

Você pode ler o artigo aqui

Epic Game e a Indústria de Jogos

Esse texto é superlativo: o mais longo, mais lido, mais compartilhado. Faz jus a indústria tema, que engloba 3.1 bilhões de jogadores que gastam mais de $250bi anualmente. De uma brincadeira de criança, a indústria de games passou a estar na frente do desenvolvimento de múltiplas tecnologias e hábitos culturais. A Epic games é a empresa no centro desse setor, com uma estratégia que vale a pena conhecer. Você pode ler aqui

Alibaba

Escrever sobre o Alibaba é contar a história inspiradora de uma pessoa atípica que começou do zero, Jack Ma. Também é um relato da economia e sociedade chinesa. Uma empresa com uma cultura muito específica, centrada em valores asiáticos, diferentes do Ocidente. Por fim, é uma aula de estratégia. Tão bom que também teve artigo duplo!

Você pode ler os artigos aqui e aqui

OpenAI

O lançamento do ChatGPT no final do ano passado colocou o tema de Inteligência Artificial na cabeça de todos. Desde então o foco da indústria de tecnologia mudou para IA, com bilhões de dólares investidos. Este movimento foi iniciado pela OpenAI, considerada por muitos como a empresa mais importante desta década. Quer saber mais? Leia o artigo!

Nvidia: a pedra fundamental da Inteligência Artificial

Esse artigo levou o bsb para outro patamar por uma questão de sorte: ele foi lançado um dia antes da divulgação dos resultados da companhia que de tão bons fizeram a Nvidia ganhar $300bi em valor de mercado e fazer o mundo todo se perguntar: “Que empresa é essa?”.

Bom, a Nvidia está para a IA da mesma forma que a Apple está para Smartphones. Por que? Porque quando os computadores aprenderam a aprender, eles aprenderam nos chips da Nvidia! Atualmente a maioria absoluta dos programas de IA rodam no hardware e software desenhado pela companhia. Seus clientes incluem Google, Meta, Amazon, Microsoft, OpenAI dentre centenas de outras.

Gostou? Você pode ler aqui

O que o futuro reserva para o bsb?

Mais Artigos

O bsb só tem direito de existir se continuar produzindo conteúdo de alta qualidade. É a força motriz que move qualquer outra iniciativa. Nas próximas semanas o pipeline está muito bacana e mal posso esperar para compartilhar com vocês artigos de temas como:

  • Projeto Manhattan e a criação da Bomba Atômica

  • Helion e as startups de energia Nuclear

  • Touchy Feely: a Aula Secreta do MBA de Stanford…

Expansão

Investimentos, Software, Parcerias, Educação…quem sabe para onde o bsb vai crescer?

Grande abraço,

Edu

Se você ainda não é assinante, mas gostou do conteúdo, pode assinar clicando AQUI 

DISCLAIMER: essa newsletter não é recomendação de investimentos. Seu propósito é puramente de entretenimento e não constitui aconselhamento financeiro ou solicitação para comprar ou vender qualquer ativo. Faça a sua própria pesquisa. Todas as opiniões visões são pessoais do próprio autor e não constituem a visão institucional de nenhuma empresa da qual ele seja sócio, colaborador ou investidor.